Educação Infantil e Ensino Fundamental



A Proposta Pedagógica tem como meta desenvolver a Educação Infantil e o Ensino Fundamental amparada nas exigências do Conselho Municipal de Educação, bem como, o Conselho Estadual de Educação, nos princípios de autonomia pedagógica que a nova L.D.B. dá às Escolas.

Preliminarmente, há que se registrar que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Constituem os objetivos do Colégio proporcionar a formação integral e o desenvolvimento da polivalência humana, contemplando com igual força, o aprendizado das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, o Esporte e a Expressão Artística, onde as ações pedagógicas estão estreitamente ligadas à realidade das crianças e jovens, utilizando-se de metodologia dentro de novos paradigmas.

Com relação à exigência prevista na Deliberação CEE nº. 06/95, mandando observar os direitos da criança  e do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, o Colégio Castelo desenvolverá seu trabalho pedagógico, observando os princípios estabelecidos na Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, como pessoa humana em processo de desenvolvimento e como sujeito de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e demais Leis pertinentes.